sexta-feira, 15 de abril de 2016

Bem-estar Segundo a Psicologia Positiva - José Roberto Marques - IBC

http://www.jrmcoaching.com.br/blog/bem-estar-segundo-a-psicologia-positiva/

Bem-estar é o agrupamento de práticas que abrangem uma boa nutrição, bons relacionamentos, tanto interpessoais quanto familiares/sociais: prática de atividades físicas, além do controle do estresse. Uma relação de harmonia com as energias do universo, satisfação consigo mesmo, resignação, aceitação de si, todas essas coisas produzem a sensação de bem-estar.
Bem-estar quer dizer saúde, no seu significado mais abrangente, de forma intensificada e em todos os seus aspectos. Esse termo apareceu, pela primeira vez, no século XVI para nomear a satisfação de necessidades físicas, ao passo que no século XVIII ele está se referindo à posição material que provoca satisfação das necessidades da existência.

A PSICOLOGIA POSITIVA

Todas as pessoas do mundo são seres sociais, todos possuem uma vida e essa vida é constituída por várias características específicas. A Psicologia Positiva, no meio das áreas da Psicologia, é aquela que traz o bem-estar em todos os níveis. Bem-estar social, na perspectiva de Seligman, que é seguida pelo Instituto Brasileiro de Coaching, é um estado de espírito que nos deixa nos sentindo participantes e introduzidos, queridos e amados em todo o sistema, pois a felicidade das pessoas aumenta, também, o nível de dever com o “todo”.
Martin Seligman, psicólogo estadunidense, professor da Universidade da Pensilvânia, ex-presidente da Associação Americana de Psicologia e autor de contribuição significativa na área de Psicologia Positiva diz que “o bem-estar não pode existir apenas na sua cabeça: ele é uma combinação de sentir-se bem e efetivamente ter sentido, ter tido bons relacionamentos e realização. O modo como escolhemos nossa trajetória de vida é maximizando todos esses cinco elementos” (2011, p. 36).
As ações da Psicologia Positiva que tratam das virtudes e do florescimento do indivíduo colocam as pessoas frente a uma realidade: “preciso de todo o sistema social para ser feliz, ser um cidadão de bem, para ter meus direitos atendidos, logo, preciso contribuir para que tudo isso aconteça. Eu sou parte e também sou responsável”.
O bem-estar pode ser mensurado em cinco fatores: emoção positiva, engajamento, relacionamentos positivos, propósito e realização.

AS BASES DO BEM-ESTAR SEGUNDO A PSICOLOGIA POSITIVA



Nenhum comentário:

Postar um comentário