quarta-feira, 30 de maio de 2012

"Psicoterapia Centrada no Sentido da Vida" debatida em Lisboa

"Psicoterapia Centrada no Sentido da Vida" debatida em Lisboa   
POP - Portal de Oncologia Portugês - 2012-05-29 | 08:30


"Psicoterapia Centrada no Sentido da Vida" debatida em Lisboa
O Centro Hospitalar de Lisboa Central - Hospital S. José, em colaboração com a associação Viva Mulher Viva, organizou um workshop sobre "Psicoterapia Centrada no Sentido da Vida" (meaning-centered psychotherapy) com William Breitbart, especialista em Psico-Oncologia e Cuidados Paliativos do Centro de Cancro Sloan-Kettering, em Nova Iorque, nos EUA, avança o PIPOP - Portal de Informação Português de Oncologia Pediátrica.

O modelo de Psicoterapia Centrada no Sentido da vida (MCP) é uma intervenção inovadora de cariz existencialista, baseada nos conceitos de procura de sentido e significado da vida da obra de Viktor Frankl e destinada essencialmente a pacientes com cancro avançado ou outros que se confrontam com uma doença incurável em fase avançada e progressiva.

Este workshop foi uma oportunidade de formação para todos os profissionais de saúde da área dos cuidados paliativos, bem como para aqueles que se interessam por esta temática ou por compreender e ajudar melhor os pacientes nesta fase difícil das suas vidas.

William Breitbart tem como principais áreas de intervenção clínica e de investigação a dor, o controlo de sintomas, a fadiga e a depressão em pacientes oncológicos e com VIH/sida em fase avançada da doença. Desenvolveu o modelo de Psicoterapia Centrada no Sentido da Vida e é editor-responsável da revista científica Palliative and Supportive Care.


Nenhum comentário:

Postar um comentário