sexta-feira, 13 de abril de 2012

“Viver até o fim: Cuidados Paliativos para uma população que está envelhecendo”

Retirado de: http://www.paliativo.org.br

Dia Mundial de Cuidados Paliativos 2012 foca o envelhecimento 
Help the Hospices, organização não-governamental inglesa focada em Cuidados Paliativos, e a World Palliative Care Alliance (WPCP), com apoio da Academia Nacional de Cuidados Paliativos, anunciam que o Dia Mundial de Cuidados Paliativos 2012 acontecerá no sábado, 13 de outubro.
Este ano, o tema é: Viver até o fim: Cuidados Paliativos para uma população que está envelhecendo”.
As duas entidades chamam atenção para as recentes estatísticas divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que alertam para o envelhecimento da população mundial, resultado do aumento da expectativa de vida e do declínio das taxas de natalidade.
De 2000 a 2050, a expectativa é que os sexagenários passarão de 600 milhões para dois bilhões de pessoas. A grande maioria morará em países em desenvolvimento.
Essa população sofrerá com o aumento exponencial das chamadas doenças não-trasmissíveis, muitas vezes crônicas e limitantes. São incluídos nesses dados também os pacientes com HIV, que estão chegando à terceira idade graças às terapias antirretrovirais.
A assistência em Cuidados Paliativos nessa fase da vida é complexa e, infelizmente, ainda é negligenciada. Tal situação envolve pacientes e cuidadores que, nos países em desenvolvimento, também estão em idade avançada.
Dia Mundial de Cuidados Paliativos é uma celebração mundial que visa alertar governos, sociedade, médicos e profissionais de saúde sobre estas questões. Faz parte dos esforços para que a assistência em Cuidados Paliativos faça parte das políticas públicas de saúde de todos os países.
No Brasil, a Academia Nacional de Cuidados Paliativos convida todos os seus associados e amigos para se envolverem com esta celebração.
Para participar, programe um seminário, uma palestra,  um debate, um encontro ou qualquer atividade que possa unir as pessoas para discutir essas questões e propor soluções locais. Convocamos ainda todos a buscar dados em suas própria comunidades e também a publicar seus achados no site da ANCP ou nos nossos congressos.
Visite o site www.worldday.com e cadastre seu evento gratuitamente. Faça parte desta rede mundial que busca mudar a assistência na fase final de vida para milhões de pessoas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário