quinta-feira, 6 de maio de 2010

PARABÉNS A TODOS OS MEUS AMIGOS ENFERMEIROS!



A Enfermagem, ao longo de sua evolução, apresenta três fases distintas:

- a empírica ou primitiva, no período anterior a Florence Nightingale;
- a evolutiva, também chamada de Idade de Florence; e
- a de aprimoramento, como é conhecida a fase atual.
A fase empírica é mencionada apenas como ponto de partida dos estudos de enfermagem. Nesta época, não havia profissionais ou equipamentos adequados, e o número de leigos que cuidavam dos doentes era elevado, o que colocava em risco a vida de várias pessoas.

A Idade de Florence, ou seja, a segunda fase, teve início com os trabalhos de Florence Nightingale, também conhecida como a "Dama da Lâmpada". Florence, devido ao seu talento e inteligência, é personagem marcante na elevação do status da atividade de Enfermagem. Durante cerca de cinco décadas (1854 a 1907), Nightingale lutou pelo reconhecimento desta tão combatida profissão, com seu incomparável espírito de sacrifício e renúncia.

Florence Nightingale, ao retornar da guerra da Criméia — onde teve a oportunidade de ampliar e aperfeiçoar seus conhecimentos — fundou a Escola de Enfermagem do Hospital Saint Thomas, que mais tarde receberia o nome de Escola de Enfermagem Nightingale. Lá foram criadas as bases do ensino de Enfermagem, com a preparação das primeiras enfermeiras diplomadas.

A terceira etapa do processo de desenvolvimento desta atividade é uma conseqüência dos conhecimentos acumulados por Florence Nightingale, representando um elevado privilégio para a atividade de Enfermagem

Um comentário:

  1. Olá Malu

    Foi ótima a palestra! Que possamos sempre enxergar e comer os morangos no nosso caminho....

    Um beijo

    Evânia

    ResponderExcluir