Leia mais artigos sobre paliativos neste site: http://migre.me/sGM0O
Existe a necessidade de atenção especial para as doenças crônicas e para as questões da terminalidade da vida.
Nesse cenário, surgem os cuidados paliativos (CP), uma modalidade de assistência e intervenção cujo alvo é a pessoa doente, com ênfase no alívio do sofrimento físico e no atendimento das demandas psicossociais e espirituais.
Precisamos lembrar que doenças terminais e as doenças crônicas atravessam todas as faixas etárias, do recém-nascido ao idoso frágil.
Quando se trata de pacientes com doenças crônicas, o acompanhamento durante todo o curso da doença, o amparo psicológico e a humanização do tratamento fazem parte das atividades do profissional de saúde que se dedica à medicina paliativa.
Aliviar a dor e outros sintomas que geram sofrimento, além de afirmar a vida, são alguns dos princípios fundamentais dos cuidados paliativos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Até mesmo empresas estão se especializando nesta área, fabricando produtos que facilitam o dia a dia das pessoas com algum tipo de necessidade especial. São elevadores, cadeiras de roda especiais, talheres (órteses), automóveis, camas, entre outros itens.
Os CP constituem-se num conjunto de medidas eficazes no combate à dor e outros sintomas físicos, bem como os emocionais, sociais, os ligados à espiritualidade e outros, e que devem ser aplicados por uma equipe treinada.
Idealmente, a assistência inclui médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, cuidadores, musicoterapeutas e também profissionais de outras áreas, como direito, filosofia e teologia.
Os cuidados paliativos constituem uma resposta indispensável aos problemas da cronicidade e do final da vida.
Em nome da ética, da dignidade e do bem-estar de cada ser humano, é preciso torná-los cada vez mais uma realidade.
malu.bozzani@gmail.com
Cuidados Paliativos na mídia
13 de abril de 2010 No último final de semana, Cuidados Paliativos foram pautas de várias reportagens. Confira:A Revista Época publicou matéria sobre o atendimento na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do CAISM/UNICAMP. A matéria, escrita pela jornalista Eliane Brum, trás depoimentos emocionados de pacientes e entrevistas com a Dra. Jussara Souza e com a psicóloga Elisa Perina.
http://tinyurl.com/y2fewxf
O Fantástico do último domingo apresentou reportagem especial sobre o novo Código de Ética Médica, que começa a valer a partir de hoje. No destaque da reportagem, uma entrevista com a Dra. Maria Goretti Sales Maciel sobre Cuidados Paliativos, que a partir de agora são uma exigência na prática médica. A reportagem já está na TV ANCP, no site www.paliativo.org.br.

http://tinyurl.com/yyzcgjc

Consenso Brasileiro - IV Congresso Internacional de Cuidados Paliativos - 2010
malu.bozzani@gmail.com

Lindo material!!!
ResponderExcluir