domingo, 10 de janeiro de 2010

Palestra: "Entenda o que São Cuidados Paliativos". Falando sobre a essência do cuidar e valorizando a vida.

Há algum tempo venho fazendo divulgação sobre tão importante tema.
Minha intenção é continuar com este trabalho, ainda mais agora que o mesmo vem se difundindo cada vez mais, inclusive em publicações não científicas.Considero importante o esclarecimento, pois é de interesse de todos.

 Em poucas palavras, a Medicina Paliativa visa  beneficiar os doentes em estado terminal, com doenças graves ou incuráveis numa fase avançada ou progressiva que necessitem de procedimentos médicos de prevenção e alívio do sofrimento físico e psicológico.


Definição de Cuidados Paliativos (CP) de acordo com a OMS (2002) : “conjunto de medidas capazes de prover uma melhor qualidade de vida ao doente portador de uma doença que ameace a continuidade da vida, e aos seus familiares, promovendo o alívio da dor e de outros sintomas de ordem física, psicossocial e espiritual, abordando desde o diagnóstico da doença ao final da vida e estendendo-se ao período de luto”

Paliar vem do latim pallium, que significa manto, ou seja, cobrir com um manto,confortar, cuidar, proteger.

O foco dos cuidados paliativos é o alívio global do sofrimento humano ocasionado por uma situação de proximidade da morte por doença crônica avançada. Este sofrimento então tem que ser visto em todos os seus aspectos, não só os biológicos.

CP constituem-se num conjunto de medidas eficazes,que devem ser aplicadas por uma equipe com vários profissionais da saúde.
Portanto, essência dos CP nos remete à própria essência do “cuidar”, que é amparar, confortar, atender a todas as necessidades. É se colocar no lugar do outro...é ter uma visão diferente, mais acolhedora, mais humanitária.
Venha descobrir o que cada um de nós, independentemente da profissão, pode fazer para ajudar a amenizar a dor e o sofrimento do paciente e dos familiares que enfrentam uma doença grave.
"Paliar" é quando se procura cuidar da melhor forma possível.
E o verdadeiro "cuidar" resgata e promove a dignidade humana!


Malu Bozzani
Contato: malu.bozzani@gmail.com





--------------------------------------------------------------------------

4 comentários:

  1. Oi Malu,
    Muito legal este seu projeto, quando se esta frágil na saúde um bom remédio ajuda mas as vezes uma mão amiga, uma palavra carinhosa ou um minuto de atenção fazem a diferença. E vc é uma especialista em generosidade. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Oi Malu, achei bem interessante seu projeto, afinal o apoio principalmente da família, quando estamos doente é fundamental, não é mesmo? Enfim, Parabéns :)

    ResponderExcluir
  3. Que bom ter você cuidando da gente!!!

    ResponderExcluir
  4. De fato é um tema importantíssimo, merece nossa atenção. Parabéns! Que seja vitoriosa em seus projetos também!

    ResponderExcluir